Sendo bem objetivo, a serralheria é a área da construção civil responsável pela fabricação de itens de alumínio e metal. Mas se quer realmente saber o que é serralheria e o que ela pode fazer para sua obra, continue lendo este artigo!
Quais são os serviços mais comuns em uma serralheria?
A fabricação de muitos itens de acabamento em metal e alumínio é feita em serralherias.
Dentre estes itens temos a fabricação de grades, portas, portões, janelas e esquadrias em geral.
Além da fabricação das peças existem também muitos processos feitos nos metais.
Corte, dobra, polimento, pintura, furações, dentre outros serviços são feitos pelo serralheiro em peças de metal de diversos tipos e formatos.
Além disso, também é de responsabilidade do serralheiro fazer pequenos reparos que podem ser realizados na sua obra.
Porém quando os serviços necessitem de bancada, as peças deverão ser levadas a uma oficina especializada.
Habilidades do serralheiro
Desde a criação dos desenhos até a fabricação de cada item, tudo passa pelas mãos do serralheiro.
Por exemplo: cortes, soldas, pinturas e polimentos são os serviços mais comuns nesta profissão.
Um detalhe importante é o cuidado muito grande com as medidas, já que uma medida errada poderá inutilizar uma peça e gerar desperdícios.
O recorte, a modelagem e o trabalho com barras perfiladas em ferro ou outros materiais permitem a este profissional a fabricação de esquadrias em geral.
Quando vejo belas grades, portas trabalhadas, vitrais de diversos tamanhos e formatos, percebo o quanto um bom serralheiro faz a diferença no bom gosto de sua obra.
Também é de responsabilidade do profissional em serralheria criar e fazer reparos em chapas metálicas.
Peças como chapas de ferro galvanizado, chapas de cobre, de estanho, alumínio, zinco e até de latão são trabalhadas por este profissional.
É necessário ao serralheiro que possua habilidades que tenham relação com a criação das peças em si, mas também do correto manuseio e uso de todas as ferramentas necessárias.
Além disso é muito importante conhecer o mercado e estar sempre atualizado quanto as novidades nas áreas de esquadrias e portões.
Em outras palavras, tanto por questões estéticas quanto de valor empregado na matéria-prima, é de suma importância que este profissional esteja antenado com as novidades do mercado.
Responsabilidades do serralheiro
a) Inspecionamento: No momento em que toda a matéria-prima chegar até você, é de responsabilidade do serralheiro verificar todo o material para observar a embalagem (que não deve ter sido violada), ver a cor da pintura (se está em conformidade com o projeto) e aspecto do material. Portanto, se não possui avarias pelo transporte como trincados e amassados.
b) Armazenamento: Após a inspeção do material, tudo pode ser armazenado em prateleiras protegidas com borracha ou feltro.
c) Corte: O serralheiro fará todos os cortes nos perfis metálicos de acordo com as peças a serem produzidas. Ele deve se basear nos projetos e fazer os cortes com precisão. No entanto além dos cortes, também é de responsabilidade do serralheiro fazer os entalhes, furos ou rasgos nos perfis.
d) Criação de protótipos: Quando existe a necessidade de confecção de uma peça mais complexa e que será usada em grande escala, o serralheiro deverá fazer um protótipo, que depois de aprovado, servirá de gabarito para as demais peças a serem produzidas.
e) Transporte: No momento da entrega das peças finalizadas, o serralheiro deverá arrumar cada peça verticalmente no veículo de transporte, devidamente separadas com papelão ou isopor e bem amarradas. Este cuidado visa evitar avarias no transporte das peças.
Cuidados na contratação de um profissional serralheiro
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são de uso obrigatório por estes profissionais.
Lembre-se de que acidentes podem ocorrer e se ocorrerem em sua obra, parte da responsabilidade pode recair sobre o contratante.
Acima de tudo, exija que estes profissionais estejam sempre equipados com os equipamentos necessários a sua proteção!
Não sabe bem o que é serralheria mas… já compreendeu que este é um serviço sério?
Em suma, para você utilizar serviços de serralheria com qualidade, você precisa contar com um profissional (engenheiro) com experiência em estruturas metálicas visando supervisionar todo trabalho a ser executado pelo serralheiro.
A H. Junior conta com engenheiros com mais de 10 anos de experiência em estruturas metálicas, cálculo estrutural, metálico e/ou concreto armado e consultoria em soluções em construção civil.
Clique aqui e fale com um de nossos engenheiros.