A utilização dos mármores e granitos na construção civil
Nos dias atuais, as pedras mais utilizadas nas construções no momento do acabamento são, sem sombra de dúvida, os mármores e granitos.
Acima de tudo, a principal utilização destas pedras se deve ao fato de serem pedras resistentes, duráveis e de fácil manutenção. E além disso, a decoração com mármores e granitos deixa o ambiente sempre muito mais elegante.
Já quanto a diferença básica no visual de ambas é que os mármores possuem “veios” enquanto o granito possui “pintas”.
Vale ressaltar que a serra para mármores e granitos é voltada especificamente para estes tipos de pedras.
Outros produtos específicos para estes tipos de pedras (mármores e granitos) são:
- Insumos para mármores e granitos
- Lixas para mármores e granitos
- Abrasivos para mármores e granitos
- Impermeabilizante para mármores e granitos
- Politriz para mármores e granitos
- Cera para mármores e granitos
- Produtos para mármores e granitos
O Mármore
A palavra “mármore” deriva do grego antigo “mármaron” e significa “rocha cristalina” ou “pedra brilhante” e é uma das pedras decorativas mais utilizadas nos dias atuais.
Poucas rochas têm tanta utilização na arquitetura quanto o mármore e o principal fator disso é a sua beleza e o ar sofisticado que dá ao ambiente.
Existem muitas variedades de cores de mármore, como por exemplo: o branco puro, branco e azul, branco e preto, rosa, salmão, preto, cinza-azulado, avermelhado, verde e na combinação das cores citadas.
O mármore pode receber acabamentos variados como o polimento, o jateamento ou a aplicação de resinas ou películas de proteção.
Utilização do mármore na construção
Muito comumente nas construções, o mármore é utilizado no acabamento de áreas normalmente mais nobres, como salas, banheiros, cozinhas, bancadas, lareiras e piscinas.
Também é muito utilizado em paredes, escadas e pisos (ameniza o calor quando instalado em locais de clima quente). Ou seja, é utilizado principalmente em superfícies.
Por que utilizar o mármore?
Existem vários motivos para se optar em utilizar o mármore, mas destacamos a questão estética e a durabilidade como os principais.
Outra grande vantagem é que o mármore é mais leve que o granito, o que permite sua utilização em paredes.
Há também o fato de que se comparado ao quartzo, o mármore é bem mais barato e mesmo assim, dará a obra um ar de requinte, sofisticação e beleza.
Por outro lado, vale ressaltar que nem tudo são flores. No entanto, o mármore requer certos cuidados na sua limpeza e na manutenção, como evitar o contato com substâncias ácidas ou oleosas que possam a vir corroer ou manchar sua superfície. Uma outra desvantagem é o fato de que ele também pode ser arranhado com facilidade.
O Granito
O termo “granito” vem de “granum” (que em latim significa “grão”). Esta referência se dá pela textura da rocha, que é de um tipo granular.
O granito é um tipo comum de rocha formada a partir de lava vulcânica. É muito resistente (mais até do que o próprio mármore), suporta altas temperaturas e é muito utilizado na construção civil.
Utilização do granito na obra
Enquanto o mármore normalmente é usado em banheiros e em salas, o granito é muito usado nas fachadas de prédios. Porém, da mesma forma, também é muito comum o seu uso em pisos de cozinhas e outros locais, além também de ser muito utilizado em paredes.
Mármores e granitos para banheiro são sempre boas pedidas. Na prática o que determinará a sua utilização acaba sendo mesmo o “gosto do freguês”.
Muitos optam pelo granito nas mesas, balcões e pias no lugar do mármore, acima de tudo pelo fator “preço”, já que o granito é um pouco mais barato que o mármore.
Por que utilizar o granito em sua obra?
Em todo o país, o uso do granito no lugar do mármore em pias tem predominado. O principal motivo é que o granito é muito mais resistente a produtos químicos do que o mármore.
Mas existem outras vantagens:
Primeiramente, a manutenção do granito é bem mais simples, bastando a utilização de um pano umedecido com água e detergente neutro.
Em segundo lugar, além de ser fácil de limpar o granito não é uma pedra que risca facilmente e por isso, acaba sendo perfeito para pisos em ambientes onde há grande circulação de pessoas.
O granito também é muito indicado para regiões quentes, por ser uma pedra de característica fria.
Uma dica ao utilizá-lo em banheiros é que que a cor do granito escolhido deve combinar com a cor dos demais pisos e móveis.
Mármores e granitos são as pedras mais utilizadas nos projetos da H. Junior
Em conclusão, para utilizar as pedras ideais e ter seu projeto realizado, acima de tudo você precisa contar com um profissional com experiência em mármores e granitos para que posteriormente, você possa dar início a realização da obra.
A H. Junior conta com engenheiros com mais de 10 anos de experiência em estruturas metálicas, cálculo estrutural, metálico e/ou concreto armado e consultoria em soluções em construção civil.
Clique aqui e fale com um de nossos engenheiros.