Projeto de estrutura metálica e o crescimento de seu emprego no país
A utilização de um projeto de estrutura metálica na construção de edificações comerciais, industriais e até residenciais vem crescendo dia após dia em todo o mundo. E com o avanço tecnológico da siderurgia, vem sendo cada vez mais utilizadas também aqui no Brasil.
Em outras palavras… a estrutura metálica é uma realidade cada vez mas crescente em terras tupiniquins!
Portanto se você precisa de um projeto de estrutura metálica, clique aqui e fale com um de nossos engenheiros.
Vantagens de um projeto com estrutura metálica
a) Facilidade de construção
Uma das maiores vantagens de projetos de estrutura metálica está no fato da sua facilidade de construção e também da organização do canteiro de obras, resultando em construções mais rápidas e com menor desperdício.
Consequentemente temos um canteiro de obras mais enxuto, resultando na menor movimentação de materiais e em uma construção mais limpa.
b) Projetos arquitetônicos mais modernos e arrojados
A utilização de estruturas metálicas permitem a elaboração de projetos arquitetônicos muito mais modernos e arrojados, com elevada precisão construtiva e com maior facilidade para otimização de espaços.
Por exemplo, é o caso de projeto de estrutura metálica em arco.
c) Grande compatibilidade com outros materiais
Certamente, uma das maiores vantagens dos projetos de estrutura metálica está na compatibilidade com outros materiais como tijolos, lajes e da mesma forma com painéis e etc.
d) Acabamento uniforme
O padrão de acabamento é mais uniforme, permitindo inclusive aplicações comerciais com estrutura aparente, sem prejuízo na estética. Por exemplo, pode-se citar treliças de telhados em lojas, estacionamentos, supermercados ou mesmo em um projeto de galpão em estrutura metálica.
Economia na construção
As estruturas metálicas podem ser projetadas com seções mais esbeltas, vindo assim a melhorar o uso do espaço na edificação e resultando na redução da carga sobre as fundações, resultando assim em uma grande economia na construção.
Como resultado, temos o menor preço destes projetos, se comparados ao custo com projetos de alvenaria.
Os perfis metálicos são produzidos em processo industrial, garantindo assim um maior controle, confiabilidade e padrão nas propriedades de cada seção da obra, resultando assim em dimensionamentos com menor majoração (menor aumento de custos) devido à incerteza da estrutura, se compararmos às peças em concreto armado.
Em suma, é mais barato construir com estruturas metálicas.
Material totalmente reciclável
Há impacto ambiental na produção de perfis metálicos, como em qualquer indústria. Mas, por outro lado, peças metálicas em aço possuem cadeia consolidada de reciclagem.
Em relação às estruturas em concreto armado (incluindo algumas pré-fabricadas), permitem maiores vãos livres e acima de tudo, maior liberdade de uso do espaço.
Resistência dos materiais utilizados em um projeto de estrutura metálica
Edificações de pequeno, médio ou grande porte, podem ser construídas com estruturas metálicas e elas normalmente utilizam:
- Em primeiro lugar, de aço-carbono (A36 ou MR250);
- Em segundo lugar, de aço altamente resistente (AR350 ou A572);
- E além dos dois acima, com aço altamente resistente e anticorrosivo (como o AR350COR ou A558). Além disso, o aço anticorrosivo é utilizado principalmente em obras em regiões litorâneas.
Existem várias formas de proteger o aço das estruturas metálicas.
Da mesma forma, destacamos a tinta específica, galvanização e associação ao concreto. Portanto, protegida, a estrutura de aço pode até ficar aparente, mesmo em locais com alta temperatura.
Exemplos de emprego de projetos de estrutura metálicas
Inúmeras são as aplicações de projetos de estrutura metálica. Bons exemplos deste tipo de aplicação seriam:
a) Projeto de estrutura metálica para galpão
b) Projeto de estrutura metálica residencial (por exemplo os utilizados em garagens)
c) Projeto estrutura metálica para telhado residencial
c) Projeto de estrutura metálica de posto de gasolina
d) Projeto de garagem de estrutura metálica (por exemplo, como os telhados utilizados em estacionamentos)
(exemplo de estrutura metálica em telhados)
As 4 fases dos projetos de estrutura metálica
Normalmente dividimos os projetos de estrutura metálica em 4 fases. São elas:
1) Projeto arquitetônico: Que deve prever as condições e locais onde haverá peças aparentes.
2) Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI): O comportamento ao fogo de concreto armado, madeira, estrutura metálica e quaisquer materiais distintos também será diferenciado.
3) Projeto estrutural: Com base na modelagem se dará a análise estrutural, mas por outro lado o projetista precisará avaliar as cargas de projeto previstas em norma específica, ligações e seções disponíveis no mercado.
4) Orçamento e planejamento da obra: O cronograma, a alocação de mão-de-obra e de recursos físicos sofrem grandes alterações em função da tecnologia construtiva utilizada na obra.
Certamente o engenheiro responsável pelo planejamento precisará fornecer um detalhamento completo aos fornecedores, escolhendo-os após pesar custos de fornecimento do material e transporte, que podem ser elevados em função do volume de material e distância entre fornecedor e canteiro.
Em outras palavras… é o engenheiro que também cuida de toda questão logística que envolve a execução de toda a obra.
Como fazer um projeto de estrutura metálica?
Em conclusão para ter seu projeto realizado, acima de tudo você precisa contar com um profissional (engenheiro) com experiência em estruturas metálicas para que posteriormente, você possa dar início a realização da obra.
A H. Junior conta com engenheiros com mais de 10 anos de experiência em estruturas metálicas, cálculo estrutural, metálico e/ou concreto armado e consultoria em soluções em construção civil.
Clique aqui e fale com um de nossos engenheiros.